Livraria da Companhia

A Companhia das Ilhas foi fundada em Maio de 2011. Um ano depois, em Maio de 2012, iniciou a actividade de edição livreira. Até ao início deste mês de Novembro de 2020, conta com 210 diferentes títulos (mais de 20 títulos por ano): muitos milhares de livros de autores regionais e nacionais e, com menor peso, de autores do Brasil, de Moçambique, das Canárias e da Inglaterra. É este conjunto de livros que daqui a poucos dias estará à disposição de todos os moradores na ilha do Pico e de quem a visite: a Companhia das Ilhas inaugurou dia 12 de Novembro a Livraria Companhia das Ilhas, na Vila das Lajes do Pico (Âncora Parque).

Uma pequena livraria com o objectivo de servir a população da ilha. Neste espaço, a Livraria Companhia das Ilhas disponibiliza todos os seus títulos e ainda os de muitas outras editoras de âmbito regional e nacional (num total de mais de 500 títulos). Procura-se corresponder a um leque variado de gostos e interesses, com destaque para o “tema” Açores (literatura, história, tradições), e um leque diversificado de obras destinadas a públicos infanto-juvenis (manga, BD, novelas gráficas), obras de referências da literatura portuguesa e internacional (traduzida), de gastronomia-sabores, de viagens-lugares e do romance de temática policial, obras adoptadas nas escolas do Pico, entre outras.

A juntar aos livros da Companhia, muitos outros de editoras nacionais, de modo a alargar tanto quanto possível, o leque de autores e de temas.

Numa Região com défice de livrarias de raiz (uma em Angra do Heroísmo, três em Ponta Delgada), esta iniciativa da Companhia das Ilhas constitui um importante contributo para o desenvolvimento dos hábitos de leitura nas várias camadas da população açoriana.

A Livraria Companhia das Ilhas tem em permanência livros em promoção (“Livro da Semana”, com 30% de desconto, e “Livro do Mês”, com 20% de desconto). Professores e demais profissionais das três EBS do Pico terão condições especiais de aquisição dos livros da Companhia das Ilhas e de outras editoras. A Livraria aceita encomendas de qualquer livro nacional ou regional, sem qualquer aumento de custos (e oferta de portes para fora da ilha).