folha #017

Tendência: repetição. O mundo não mudou. As palavras continuam a ser imprecisas.

Evidências (repetição): prevalece o falatório; as modas e os modismos; egos (demasiado) inchados; cada burro a puxar para o seu lado; covid 19, mais do mesmo, mas a cheirar pior; marcelo caetano, perdão, rebelo de sousa, palhaço pobre de um circo com mais remendos do que tecido; & os outros.

Em Maio, saiu o número 200 do nosso Catálogo: o livro de poemas VARIAÇÕES DA PERDA, de Nuno Dempster.

Também em Maio, o livro número 30 da colecção de teatro azulcobalto: ESTE TÍTULO NÃO QUE É MUITO LONGO (TEXTOS PARA TEATRO 2011-2018), de Rui Pina Coelho.

Novo título da colecção de ensaios terceira margem, o número 5: A CLÍNICA E A PATOLOGIA DOS SISTEMAS, de Nuno Félix da Costa – foi também em Maio, mês fértil.

Desde Janeiro, foi assim:

Luís Chacho: GARROTILHO

Diniz Conefrey: UM FIO ATRAVESSA A NOITE

Nuno Félix da Costa: EPOPEIA MÍNIMA

Cláudia Lucas Chéu: CONFISSÃO

Maria Brandão: ENLOUQUECER É MORRER NUMA ILHA

José Martins Garcia: VITORINO NEMÉSIO. À LUZ DO VERBO

Frederico Pedreira: A LIÇÃO DO SONÂMBULO

Abel Correia: NA PROA, A BALEIA

Álamo Oliveira: POEMAS VADIOS

Rui Pina Coelho: ESTE TÍTULO NÃO QUE É MUITO LONGO (TEXTOS PARA TEATRO 2010-2018)

Georges Tabori: WEISMAN E CARA VERMELHA. UM WESTERN JUDEU

Nuno Félix da Costa: A CLÍNICA E A PATOLOGIA DOS SISTEMAS

Nuno Dempster: VARIAÇÕES DA PERDA

A chegar (primeira semana de Julho): AFAGANDO A FACE DE LORCA. UMA ANTOLOGIA, com selecção e tradução de Francisco José Craveiro de Carvalho e prefácio de Manuel Portela. Vinte e dois poetas, de língua inglesa e castelhana, nascidos em países como Inglaterra, Ucrânia, Espanha, EUA, Índia, Paquistão, Jugoslávia, Haiti, Irlanda, Nova Zelândia e China: Adam Zagajewski, Amalia Bautista, Aram Saroyan, Arvind Krishna Mehrotra, Billy Collins, Charles Simic, David Lehman, Eunice de Souza, Howie Good, J. R. Solonche, Jane Hirshfield, Jennifer Clement, José Luis García Martín, Luis Alberto de Cuenca, Mark Young, Michael Dylan Welch, Nathalie Handal, Neil Curry, Owen Bullock, Pat Boran, Roger Wolfe e Steve Klepetar. Poemas originais (em inglês e em castelhano) e em português

Futuro próximo: Carlos J. Pessoa, Emanuel Cameira, Joaquim Costa, Pedro Eiras, Simão dos Reis, Urbano Bettencourt, Vitorino Nemésio…

«Nel mezzo del cammin di nostra vita», resistir, continuar a resistir.

24 de Junho de 2020