Os livros da Companhia das Ilhas continuam a viajar para a Madeira, mais concretamente para a Livraria Esperança, no Funchal, onde se juntam aos quase 100 mil títulos expostos na mítica livraria madeirense, fundada em 1886.
«A Livraria Esperança tem em stock quase todos os livros em português, ou seja, todos os editados em Portugal e muitos dos que, tendo sido editados no Brasil, têm distribuidores em Portugal. É uma Livraria de Fundos, ou seja, uma vez vendido um título este é reposto de imediato até que o editor o defina como esgotado .
A Livraria Esperança apresenta os seus 94.000 livros diferentes expostos de capa por considerar que essa é a melhor forma de publicitar o livro.
Em 1996 a Livraria Esperança adquire um antigo palácio em frente às suas instalações na Rua dos Ferreiros 154 a 162, onde no espaço disponível que se denominou sucursal passaram a estar disponíveis 40.000 títulos diferentes expostos de capa. Com este número de títulos passa a ser a maior livraria do país, com mais do dobro de títulos da que lhe seguia. O espaço da sucursal foi sendo sucessivamente alargado, tendo actualmente cerca de 1200 m2 e mais de 96.000 livros diferentes expostos de capa. São estes os números que fazem da Livraria Esperança a maior Livraria do País e uma das maiores Livrarias do Mundo.»
Saiba mais no sítio da Esperança.