Até para o Ano em Jerusalém no Porto

Lançamento do romance Até para o Ano em Jerusalém, de Maria da Conceição Caleiro, no Porto, na Fnac-Santa Catarina, Sexta-Feira 15 de Maio, pelas 18 horas.

Apresentação de Maria de Fátima Lambert e Gonçalo M. Tavares. Leituras por Paulo Lages.

«Este romance é, antes de mais, uma história de amor. Uma espécie de inquérito sobre a natureza do Amor, os seus limites. Até onde ele se impõe ao resto ou, pelo contrário, se deixa abafar pela cobardia e o medo, o ímpeto mais forte da sobrevivência. Largando qual cauda de cometa um rastro que resiste a ficar totalmente apagado.»

Excerto: «Espalhou pelo corpo o leite, perfumado, e sentada ao espelho penteou o cabelo, passou nos lábios uma cor suave, mais brilho do que outra coisa, um gloss rosado. Depois, estendeu-se e entre almofadas acabaria por adormecer. Quase a meio da noite, já dormia, se bem que o coração velasse ainda e o seu jardim húmido empolgado ardia. Pela madrugada, David chegou, estaria cansado da demora, dos sucessivos atrasos, ansioso por saber dela, por saber ao certo se ela lá estaria. Pediu ao empregado que largasse a mala à porta. Entrou com cautela, noite silenciosa, apenas uma luz fraca, de presença, foco suave. Ansioso, coração pulando na boca. Maria Luís sentiu. Riu, riu alto, correram-lhe as lágrimas, chamou-o, deu–lhe de beber, e mesmo sedento e cansado, amaram-se como bichos, e foi bom. O dia primeiro.»

Próxima sessão:

– Quinta-feira 28 de Maio, em Ponta Delgada, na Synagoga de Ponta Delgada, pelas 18.30 horas. Apresentação de Renata Correia Botelho. Leituras por Paulo Lages.