Ondas Médias / O Segredo de Ouro Preto e Outros Caminhos

Vitorino Nemésio

2.º volume de crónica da Obra Completa de Vitorino Nemésio, com Direcção Literária de Luiz Fagundes Duarte.

Este volume reúne duas obras resultantes da compilação de dispersos organizada por Vitorino Nemésio. Com este traço em comum, estes livros não poderiam, no entanto, afigurar-se mais distintos. Ondas Médias. Biografia e Literatura é o resultado da colaboração assídua e relativamente longa do escritor com a Emissora Nacional, através de crónicas radiofónicas, isto é, escritas para serem lidas e ouvidas aos microfones da rádio.
O Segredo de Ouro Preto e Outros Caminhos, por sua vez, compila crónicas de viagem, a primeira ao país-irmão, e combina-as com poesia de feição brasileira, resultante da comoção inevitável do escritor com a outra margem lusa do Atlântico.

Venda directa: 10% de desconto. Portes gratuitos.

Pedidos para: companhiadasilhas.lda@gmail.com

 

 

Excerto

UM PUNHADO DE TROVADORES
Ser trovador, lá pelo século XIII, era levar boa vida. Eu não sei se realizamos bem o que seria o século XIII, sem carlingas, sem rádio, sem a vitamina B… O serviço militar, nem voluntário nem obrigatório, confundia-se quase com a caça. Ia-se ao «fossado» e à «presúria» como quem ia ao monte. No monte armava-se ao porco-bravo; no «fossado» caçava-se o mouro perro. Ainda há dias uns caçadores do Norte tiveram uma vaga amostra do poder das navalhas de um javali nas pernas; mas isso não chega (está claro!) para uma intuição do século XIII. Podemos imaginar o que seria (…).

Nota de leitura

Ficha Técnica

EDIÇÃO CONJUNTA DA COMPANHIA DAS ILHAS E IMPRENSA NACIONAL

Direcção literária de Luiz Fagundes Duarte

Edição deste volume: Cláudia Cardoso

ISBN: 978-972-27-2774-7

Dimensões: 15×19,5cm

Nº páginas: 536

Ano: 2019 | Dezembro

Nº Edição (Companhia das Ilhas): 173

Colecção: OBRA COMPLETA DE VITORINO NEMÉSIO #004

Género: Crónica

PVP: 25€ (para subscritores da Companhia das Ilhas: 14,5€ – válido para os actuais subscritores dos primeiros 4 volumes).

Autor