Ondas Médias / O Segredo de Ouro Preto e Outros Caminhos
Vitorino Nemésio
2.º volume de crónica da Obra Completa de Vitorino Nemésio, com Direcção Literária de Luiz Fagundes Duarte.
Este volume reúne duas obras resultantes da compilação de dispersos organizada por Vitorino Nemésio. Com este traço em comum, estes livros não poderiam, no entanto, afigurar-se mais distintos. Ondas Médias. Biografia e Literatura é o resultado da colaboração assídua e relativamente longa do escritor com a Emissora Nacional, através de crónicas radiofónicas, isto é, escritas para serem lidas e ouvidas aos microfones da rádio.
O Segredo de Ouro Preto e Outros Caminhos, por sua vez, compila crónicas de viagem, a primeira ao país-irmão, e combina-as com poesia de feição brasileira, resultante da comoção inevitável do escritor com a outra margem lusa do Atlântico.
OBRA COMPLETA DE VITORINO NEMÉSIO – Parceria Companhia das Ilhas – Imprensa Nacional. Direcção Literária de Luiz Fagundes Duarte
A Obra Completa de Vitorino Nemésio é destinada a um público vasto, em que cada volume é revisto e apresentado por um especialista na matéria. A Companhia das Ilhas e a Imprensa Nacional dão assim um contributo decisivo para a divulgação e o conhecimento da obra de um dos escritores que ficará para a história da literatura portuguesa do século xx: Vitorino Nemésio.
Excerto
UM PUNHADO DE TROVADORES
Ser trovador, lá pelo século XIII, era levar boa vida. Eu não sei se realizamos bem o que seria o século XIII, sem carlingas, sem rádio, sem a vitamina B… O serviço militar, nem voluntário nem obrigatório, confundia-se quase com a caça. Ia-se ao «fossado» e à «presúria» como quem ia ao monte. No monte armava-se ao porco-bravo; no «fossado» caçava-se o mouro perro. Ainda há dias uns caçadores do Norte tiveram uma vaga amostra do poder das navalhas de um javali nas pernas; mas isso não chega (está claro!) para uma intuição do século XIII. Podemos imaginar o que seria (…).
Nota de leitura