O Pequeno Livro Amarelo de Ernesto Gregório
Urbano Bettencourt
Urbano Bettencourt (ilha do Pico, 1949) reúne neste segundo volume das suas Obras na Companhia das Ilhas cerca de uma centena de textos breves, sob a forma de aforismos. São predominantemente de humor certeiro, por vezes corrosivo, onde o absurdo da nossa vida colectiva (e aqui e ali individual) encontra as correspondentes formas.
«Ernesto Gregório ainda não tem biografia. E nada garante que venha a ter. A biografia, na verdade, é a construção mais anedótica dos bons escritores (quanto aos outros, pouco se sabe), oscilando entre a predestinação divina para uma carreira literária e a lamúria crónica de quem, desde o berço, teve de vencer barreiras para ganhar um lugar no arraial mundano das escritas. Ernesto Gregório não se situa em nenhum desses campos, lamentavelmente!»
Obra não aconselhável a frequentadores de poleiros.
A Companhia das Ilhas iniciou em 2020 a publicação da Obra Completa de Urbano Bettencourt, com Sala de Espelhos.
Venda directa: 10% de desconto sobre o preço de capa de 16,50 euros: 14,85 euros. Portes gratuitos. Pedidos para: companhiadasilhas.lda@gmail.com
Excerto
A RÃ E O BOI
Uma rã socialmente desfavorecida atravessou uma pastagem cercada de hortênsias, onde encontrou um boi muito musculado a apanhar banhos de sol. Roída de inveja, prometeu a si mesma tornar-se como ele, para também poder receber subsídios de Bruxelas. E começou logo a encher-se de vento e a frequentar um Centro de body building.
Quando, finalmente, conseguiu falar de igual para igual com o boi, a rã soube que os subsídios haviam sido desviados para os países de Leste. Antes que entrasse em depressão, foi nomeada Directora-Geral das Actividades Estéticas e Gastronómicas.
E passou a ser tratada por Dona Arrã.
Nota de leitura