Ana Paula Martins Goulart

Ana Paula Martins Goulart nasceu a 7 de Agosto de 1958 na Horta, Faial, durante a erupção do vulcão dos Capelinhos. O fogo, as cinzas e a lava que brotaram do mar iriam acompanhá-la ao longo de toda a sua permanência na ilha e, no seu imaginário, quando rumou a Lisboa em 1976 para estudar e onde ficou a residir até aos dias de hoje, cidade onde também persiste a memória da terrível catástrofe que a assolou a 1 de Novembro de 1755. Um imaginário povoado de portos, vulcões e sismos que pontuam o seu ser e do seu pensamento incendiário.

Em 1981 conclui a licenciatura em História, com a classificação final de 16 valores na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo percorrido os caminhos da Arqueologia e da Epigrafia Paleo-cristã durante alguns anos, mesmo após o início da sua carreira docente. Regressa à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para frequentar o Mestrado em História e Cultura Pré-Clássica que concluiu em 28 de Novembro de 2001 com a defesa da dissertação intitulada O Êxodo e os exodus: por entre história e mito, com a classificação de Muito Bom.

O calcorrear permanente dos textos, ensaios e temas do pensamento contemporâneo têm-na projectado para outras viagens e caminhos, dos quais, certamente nos dará notícias num futuro próximo…

Na Companhia das Ilhas