Ana Lázaro

Nasceu em 1982. Cresceu em Leiria, e entre dias felizes passados ao ar livre a andar de bicicleta, sempre se fascinou pelos livros e pelas artes de palco. Estreou-se no Te-ato – Grupo de Teatro de Leiria, antes de se mudar para Lisboa aos dezassete anos, para ingressar na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde completou a Licenciatura em Teatro – Atores. Formada também pela ACT, trabalhou desde então, como atriz em teatro e televisão, acumulando ainda experiência como criadora e dramaturga, colaborando com várias companhias nacionais.

Em 2011 decide fundar com Hugo C. Franco o Núcleo Artístico: ‘dobrar, cujo espetáculo de estreia lhe valeu a Bolsa de Apoio a Novos Encenadores da Fundação Calouste Gulbenkian. Na sequência do seu trabalho enquanto diretora artística na ‘dobrar, integrou diversas programações e festivais de artes, entre eles: a Bienal de Veneza; o International Theatre Festival da Turquia e o Art Peace Hotel – Xangai, China.

Foi distinguida com o Prémio literário internacional Sea of Words, pela Anna Lindh Foundation / IEMED, em Espanha, e foi vencedora do Prémio FNAC Novos Talentos da Literatura – 2014.

Em 2016 edita o livro Infantil: O Estranho Apetite de Belemundo, da Porto Editora – com a qual colabora regularmente em ações dedicadas a Educadores e Alunos.

Em 2016 foi Finalista do 12º Prémio internacional de literatura infantil e juvenil: BARCO A VAPOR, Brasil, com a obra: Os Pescadores de Nuvens.

Companhia das Ilhas

Subscreva para receber novidades sobre os nossos livros

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O seu e-mail está seguro. Pode deixar de subscrever a newsletter em qualquer altura.

Na Companhia das Ilhas