Convite do Valério Romão: «A coisa consiste em fazer do singular quadrângulo do Bar da Barraca uma festa rija onde se tentará conjugar a inevitabilidade cronológica de somar mais uma primavera à singularidade apoteótica de fazê-lo na celebração de lançar um livro: Facas. Apresentação a cargo da insuperável Rosalina Marshall. E de que fala o opúsculo? Nas palavras do imortal crítico:
“Facas é um livro que assume uma centralidade temática contrastante com a liberdade formal com a qual exprime, em mutações de forma e de tom ao longo dos contos que o compõem, as diversas declinações do objecto que empresta o título ao livro, ora sublimando-as num realismo tão mágico como grotesco, ora tornando-as as máscaras mais visíveis de uma natureza humana caleidoscópica, ora desafiando livro, leitor e lógica, desapossando-os pouco a pouco da clareza e segurança de uma definição, como quem estando na praia não saber dizer se a praia é a areia ou o mar.”
O lançamento, per se, decorre em câmara lenta, pelo que podem ir aparecendo para beber um copo, dar um pezinho de dança ou mesmo adquirir uma faquinha devidamente autografada.
Edição Companhia das Ilhas, do corsário Carlos Alberto Machado.
A fotografia jeitosa do jeitoso na badana é do Tiago Figueiredo, alquimista da imagem.»