A iniciativa junta os autores Carlos Alberto Machado, Leonor Sampaio da Silva, Paula de Sousa Lima e Urbano Bettencourt, e ainda, como apresentadores, Álvaro Laborinho Lúcio, Ana Cristina Gil, Nuno Costa Santos, João Nuno Almeida e Sousa, João Pedro Porto e Rosa Maria Goulart.
A Companhia das Ilhas vai estar cinco dias em Ponta Delgada (entre 25 e 29 deste mês de Novembro), para divulgar a sua programação editorial para 2018 e 2019, com destaque para a obra de Vitorino Nemésio, e realizar sessões de apresentação dos seus mais recentes livros.
Na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, terão lugar quatro sessões: no Sábado 25, pelas 18h30, Pretérito quase Perfeito e outros Contos, o mais recente livro de Paula de Sousa Lima, com apresentação de Ana Cristina Gil. No dia seguinte, Domingo 26, também às 18H30, Álvaro Laborinho Lúcio apresenta a mais recente obra de ficção de Carlos Alberto Machado, O Mar de Ludovico. Segunda-Feira 27 (18h30), Nuno Costa Santos e João Nuno Almeida e Sousa conversam com Leonor Sampaio da Silva sobre o mais recente livro, ABN da Pessoa com Universo ao Fundo. Finalmente, Terça-feira 28, pelas 18h30, as Obras de José Martins Garcia, com apresentação de Carlos Alberto Machado e Urbano Bettencourt (coordenadores da Colecção), e a participação dos prefaciadores dos títulos publicados: João Pedro Porto, João Nuno Almeida e Sousa e Rosa Maria Goulart.
A Livraria Leya/Solmar colabora nestas sessões com a venda dos livros a apresentar no espaço da Biblioteca.
No Teatro Micaelense, Quarta-Feira 29, pelas 21 horas, tem lugar uma leitura teatralizada da peça Avesso, de Carlos Alberto Machado, com apresentação de Leonor Sampaio da Silva, com a coordenação de Eleonora Marino Duarte. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Teatro Micaelense, o Instituto Cultural de Ponta Delgada e a Companhia das Ilhas.
Programação 2018-2019: Nemésio em grande destaque
Nestas sessões de apresentação dos novos livros, haverá também lugar à apresentação das principais linhas de programação editorial do próximo biénio. A Companhia das Ilhas manterá em 2018 e 2019 o mesmo ritmo que pauta a sua actividade desde 2012, ou seja, entre 20 a 25 títulos por ano (em média). Entre outros autores e títulos a anunciar, a Companhia das Ilhas destaca a edição das Obras Completas de Vitorino Nemésio, em parceria exclusiva com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda: mais de quarenta obras distribuídas por dezasseis volumes, que se inicia no próximo ano e se prolongará até 2021. Trata-se de uma colecção dirigida ao grande público, para divulgar a obra deste vulto maior da literatura açoriana e nacional de todos os tempos. A direcção científica da edição pertence ao Professor Luiz Fagundes Duarte. Cada volume conterá, além dos textos do autor, uma breve introdução a cargo de especialistas nemesianos, e um texto síntese da vida e da obra de Vitorino Nemésio. Esta edição terá, em diversos momentos, a iniciar já no primeiro semestre de 2018, vários eventos associados, cujo objectivo é o de contribuir para um maior e mais aprofundado conhecimento da obra de Vitorino Nemésio, especialmente entre os mais jovens – recorde-se que os livros de Vitorino Nemésio não estão disponíveis para venda nos Açores (e mesmo no território continental são escassos os disponíveis), o mesmo se passando na generalidade das bibliotecas regionais, municipais e escolares. Esta iniciativa da Companhia das Ilhas adquire, também por isto, um relevo cultural de extrema importância, ao publicar pela primeira vez nos Açores a obra integral de Nemésio e colocá-la à disposição de todos os açorianos – no arquipélago e no mundo.