Palco de Textos (III)
Álamo Oliveira
Integrado na edição das Obras Completas de Álamo Oliveira, este terceiro volume de textos para o palco inclui as peças Os Sonhos do Infante; Sabeis quem É este João?; Uma Hortênsia para Brianda; Bocas de Mulheres e Enquanto a Roupa Seca.
Sobre a peça Os Sonhos do Infante, escreveu o poeta Emanuel Félix:
«Por tudo isto e, certamente, por tantas outras coisas que ficam por dizer (e a cada um pertence aprender a seu modo), esta peça concebida e encenada por Álamo Oliveira constitui, a meu ver, o seu melhor texto dramático. Não obstante outros igualmente importantes da sua autoria, este terá ficado, particularmente, a ganhar. Não só pelo aliciante desafio da sua proposição, mas por haver sido escrito por um dramaturgo que é, acima de tudo, um altíssimo Poeta. Porque é verdade que nesta peça demandamos o Infante que nos falta. Predestinado com o dom da inquietude. Com o dom de descobrir as terras descobertas. E porque é, sem dúvida, de esperança que se faz a Poesia.»
Excerto
I PARTE
Tempo de ensaiar aventuras. Fronteiras definidas, costas desenhadas. Premunição de outros mundos, todos para além do mar. Tempo também de incertezas, de ansiedades. Tempo de colher riquezas e de haver mais pobres. Estimulam-se guerras desfraldando mitos: a fé e o império. Estimulam-se viagens rumo ao desconhecido, motivadas pelos mesmos mitos, ou, talvez, por utopias. E não interessa por que preço. Ninguém tem moedas. Paga-se com a vida. E há um homem que sonha. E arrasta os homens para a concretização dos seus sonhos. Só que os sonhos não param. Com eles, começam as descobertas.
Enquanto a canção se desenvolve, o Infante-menino brinca com barquinhos de papel. Alguém canta Fernando Pessoa:
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar se unisse, já não separasse.
Sagrou-te e foste desvendando a espuma.
E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda de azul profundo.
Nota de leitura