Ephemeras

Inês Lourenço

Colectânea de textos breves de Inês Lourenço, que participam duma interface em que a prosa poética, a micro narrativa e a asserção mordaz, tonalidades reconhecíveis na obra poética de Inês Lourenço, se conjugam numa síntese outra.

Excerto

Deslizar os dedos na pelagem morna de um bicho amável, desses que agitam a cauda na pura alegria do reencontro, mesmo que não estejamos com bom ar ou tenhamos envelhecido subitamente. Deslizar os dedos em polpas macias arredondadas promessa de sumo e de gomos ou num tufo de erva húmida ou numa gota de chuva a escorrer na vidraça. Nada de seres com raciocínio, inventores de tabelas do mais e do menos. Nada de teorias da luz e do negro. Queres adormecer na seda da sombra sem autofagia das escolhas que eliminam a tua metade.
[Deslizar os dedos]

Nota de leitura

A maioria destas micro-histórias, no seu exercício de melancolia, estão no limiar do poema em prosa ou da crónica (mas da crónica que não quer ir a lado nenhum, antes se suspende na observação de detalhes ou súbitas fulgurações). Há também esboços ficcionais com desfechos irónicos, cruéis, surpreendentes ou de escolha múltipla. Inês Lourenço tem a noção exacta do que é a arte da miniatura; trabalhar as palavras como matéria raríssima que não se pode desperdiçar.
[José Mário Silva, Expresso/Actual]

Ficha Técnica

ISBN: 978-989-8592-14-9

Dimensões: 11×15

Nº páginas: 48

Ano: 2012

Nº Edição: 9

Género: Ficção/Estórias

PVP: 10 €

Download Pdf

Autor