Conjunto Homem

Jácome Armas

Conjunto Homem é tanto uma experiência literária como um ensaio filosófico. Um pensamento que tem como referências L. Wittgenstein ou Gonçalo M. Tavares e que articula de forma original conhecimentos da lógica formal, da psicologia e das neurociências. Apresenta-se como uma simples demonstração da incapacidade do Homem para abranger a Natureza na sua totalidade, como uma crítica ao racionalismo e ao new age como visões completas do Mundo, e como uma tentativa de utilização de recursos estilísticos em provas da lógica formal e científicas.

 

Excerto

Carta 1   Da Natureza para o Homem
Caro Homem, disse a Natureza, sabias que o teu maior erro foi teres
inventado o espelho?
(E o Homem sentiu-se estúpido: não sabia.)
Mas não, disse a Natureza.
(E o Homem sentiu-se ainda mais estúpido: tinha sido enganado.)
Então a Natureza disse: O teu maior erro foi teres coberto o Mundo com espelhos. Agora, sem te aperceberes, sempre que olhas pela janela e tentas pintar o que vês, acabas por pintar-te a ti próprio. No fim, ainda levantas o quadro e dizes: O Mundo.
(O Homem ouviu, calou-se e saiu convencido de que ia provar à Natureza que era capaz de ver o Mundo e todas as suas cores.)
(Até hoje o Homem falhou.)

 

Nota de leitura

Dedicado, entre outros, a Gonçalo M. Tavares e Wittgenstein (e assumindo com isso as dívidas e as influências), o livro adopta a dimensão de uma pesquisa que a si mesmo recusa as condições de verificabilidade. Tratar-se-á mais de construir os problemas do que de enunciar respostas, ou de não enunciar outras respostas que não aquelas que possam elas mesmas ser sujeitas à dúvida e à revogação.

Diferente será a questão de saber qual o critério de verdade (ou de qualidade, assumindo a preponderância do discurso literário no livro) a partir do qual a validade da teses é susceptível de ser avaliada. O género ensaio tem sempre como critério implícito de verdade a argumentabilidade das teses, a garantia de que elas sejam contra-argumentáveis. A literatura pode prescindir da argumentabilidade, acolhendo a possibilidade da aporia ou da contradição interna. Talvez resida aqui um dos principais méritos deste livro de Jácome Armas: ele escapa-se e questiona os critérios e a autoridade de ambos os registos.

 

[Helder Gomes Cancela, Blogue Contra Mundum Crítica, 16 de Outubro de 2014]

 

Ficha Técnica

ISBN: 978-989-8592-44-6

Dimensões: 14X22

Nº páginas: 56

Ano: 2014

Nº Edição: 42

Género: Ensaio (Filosofia)

PVP: 8,50 €

Download Pdf

Autor