As sapatilhas de Usain Bolt & Outros tercetos

Francisco José Craveiro de Carvalho

Estes tercetos foram escritos seguindo um princípio semelhante ao enunciado por Jack Kerouac: «Then I’ll invent / The American Haiku type: /… / Simple 3-line poems» (em “Reading Notes”, 1965).

Na primeira parte (“as sapatilhas de usain bolt”) há um esforço para relacionar poesia e matemática elementar, enquanto os tercetos da segunda parte, de forma mais explícita do que os primeiros, aludem às coisas que a todos vão acontecendo na vida.

 

Excerto

O interrogatório foi tão violento
que o cilindro saiu de lá
um cone.

Nota de leitura

Francisco José Craveiro de Carvalho, cuja poesia já tinha aparecido na revista Relâmpago (nº3, Outubro de1993), reúne agora em livro poemas ali já publicados, aos quais acrescenta outros inéditos. O livro intitula-se As Sapatilhas de Usain Bolt & Outros Tercetos. Será de não esquecer que estamos frente a um poeta cuja formação é matemática, como é referido numa nota biográfica que acompanha o livro. Daí o desenvolvimento, em muitos destes poemas. de um imaginário em que o universo da matemática ou da geometria se faz sentir, muitas vezes diferido ou
voltado ao avesso por uma figuração irónica, como se pode ler num dos tercetos: “Bonito realmente era o friso/ dos cinco sólidos platónicos./ Pena o pó ou uma teia de aranha”.
Outras vezes há uma espécie de acertar no alvo de um enunciado
mais ou menos filosófico como no terceto que se segue com uma vaga reminiscência do “penso, logo existo” cartesiano: “Latir não é suficiente/ para intervir./ Mas o cão pensa”. Ou, ainda, numa transfiguração de urna figura geométrica: “A circunferência tem prazer/ em ser a a cara da mulher/ que a criança acaba de fazer”.
À margem de um dos tercetos, pode ler-se uma referência a Alexandre O’Neill; apesar da poesia de As Sapatilhas de Usain
Bolt ser muito diferente, há nela igualmente o comprazimento no
jogo verbal, no modo como se recorre a desvios irónicos que acabam por fracturar as imagens ou o sentido das palavras. Poderíamos, então, dizer: “Por um só poema/ compro o livro./ É para isso que eu viajo”. E vemos, agora, que precisamente a poesia neste livro é pensada…

 

Fernando Guimarães, recensão crítica a As Sapatilhas de Usain Bolt & Outros tercetos, em JL, 16 de Setembro de 2015

Ficha Técnica

Género: Poesia
Ano: 2015
Colecção: azulcobalto 029
Número de edição: 059
ISBN: 978-989-8592-70-5
Dimensões: 11×15 cm
Nº de páginas: 84
PVP: 10 €

Download Pdf

Autor