Antigotriz

Anne Carson

Décimo primeiro título da colecção de teatro que a Companhia das Ilhas tem vindo a concretizar em parceria com o Teatro da Rainha. Dela, diz o encenador Fernando Mora Ramos: « Será a peça de Carson um resumo da peça de Sófocles? Não, seria disparate dizê-lo. E por que razão? Porque, tratando-se da revisitação de um clássico, não se reduz à síntese mas, pelo contrário, incute-lhe uma actualidade, uma vivacidade, particularmente na linguagem entremeada de tradução directa do grego e coloquialidades próximas, de tal forma que nessa sobreposição dos dois tempos, nesse trânsito, estamos de repente a ver próximo, nosso — também na densidade psíquica das figuras —,
um “material” com cerca de dois mil e quinhentos anos. Esse efeito de actualidade através da linguagem e da substância das figuras tecida nas relações, de exemplificações que pertencem a um tempo histórico que não é o da peça original — Carson socorre-se das peças de Žižek, Brecht, Anouilh para reelaborar a sua, aplicando uma “bibliografia” textual na trama — acaba por trazer o clássico ao nosso presente.»

Tradução de Isabel Lopes (professora da ESEC)

Anne Carson (Toronto, 1950), é professora de Literatura Clássica e Comparada, doutorada com tese sobre Safo. Estreou-se em livro, no ano de 1986, com “Eros the Bittersweet: An Essay”, ao qual se seguiram várias obras de poesia, ensaios, traduções e versões de clássicos gregos. Foi a primeira escritora a ganhar o T. S. Eliot Prize e o Griffin Poetry Prize. Em 2020 foi-lhe atribuído o Prémio Princesa das Astúrias das Letras. “Antigonick”, versão da “Antígona” de Sófocles, teve uma primeira edição em livro no ano de 2012.

 

VENDA DIRECTA

Pedidos para: companhiadasilhas.lda@gmail.com

Excerto

[Entram Antígona e Ismena]
Antígona:
começamos no escuro
e o nascimento é a nossa morte
Ismena:
quem disse isso?
Antígona:
Hegel
Ismena:
mais parece Beckett
Antígona:
ele estava a parafrasear Hegel
Ismena:
não creio
Antígona:
fosse quem fosse sejamos nós quem formos, querida irmã
desde que nascemos dos males de Édipo
de que amargura dor desgosto desgraça ou choque moral
fomos poupadas
e agora este édito
ouviste o édito
Ismena:
não ouvi édito nenhum
que os nossos dois irmãos morreram às mãos um do outro
que o exército Argivo se foi da nossa cidade
é tudo o que sei
Antígona:
é o que eu pensava
por isso te chamei cá para fora

Ismena:
o que se passa
estás com o teu olhar de trovoada

[…]

Nota de leitura

Ficha Técnica

ISBN: 978-989-9154-15-5

Dimensões: 14x22cm

Nº páginas: 72

Ano: 2023 | Novembro

Edição 303
Género: Teatro

Colecção: azulcobalto | teatro | mundo # 011

PVP: 16,85 €

Autor