Carlos Costa
Carlos Costa nasceu no Porto em 1969. É Mestre em Texto Dramático pela Universidade do Porto e Doutor em Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra.
Dirige com Ana Vitorino o Visões Úteis, colectivo de que foram fundadores em 1994, no Porto. O seu trabalho divide-se entre a escrita, a encenação e a interpretação, tanto de espectáculos de teatro como de projetos na área da performance na paisagem. Contam já com uma dezena de títulos publicados, pela Quasi Edições, pela Imprensa da Universidade de Coimbra e na colecção “Cadernos Visões Úteis”.
Ao longo dos anos, partilharam a direcção de criações assentes em metodologias de trabalho colaborativas, que convocam uma especial participação de toda a equipa artística, fazendo crescer um projecto estético em plena sintonia com uma forte motivação ética – poderemos mesmo dizer política – numa constante reflexão acerca do sentido contemporâneo de fazer arte – e em particular artes performativas – que quotidianamente marca as opções de trabalho e agudiza a consciência da responsabilidade social e política para com as comunidades envolventes.
O seu trabalho – que tem sido apresentado em todo o país e também em Espanha, França, Itália e Grécia – procura ainda integrar os processos criativos contemporâneos como factor de inclusão, solidariedade, desenvolvimento sustentado, participação política e qualidade de vida, nomeadamente através de programas de Serviço Educativo, Artistas Associados, Teatro Aplicado, Performance em Comunidade, Documentação, Parcerias de Aprendizagem e Trabalho em Rede.