Âmbula

Leonardo

Segunda obra de um dos mais promissores jovens poetas açorianos, Leonardo, natural da ilha de São Miguel. Publicou o livro há-de flutuar uma cidade no crepúsculo da vida, colectânea de poemas e prosas curtas, em 2013.

 

Excerto

«sessenta e muitos apedrejados
pelo jantar dentro sobra o sol
tão crepuscular e envelhecido é tudo
abandonada a casa/abandonado o corpo
continuam os cães nas noites navegando
os uivos que ligam o inverno
às estrelícias reabrindo a primavera
as ruínas
a ressurreição das folhas
o ouvido à porta da fecundação»

Nota de leitura

MELHOR BIBLIOGRAFIA DO ANO

Num livro repleto de pormenores tão deliciosos quão arriscados, o jovem poeta Leonardo (n. 1993, Ponta Delgada) resolveu incluir uma bio-bibliografi a [algum motor] onde cabem amigos, leituras, infl uências culturais de ordem diversa. Tem tanto de bibliográfi co como de agradecimento, este momento mor que termina assim: «as ruínas da casa primeira, o cavaleiro do apocalipse que regressa / ao império em chamas, mãe / e demais amigos e entidades e gratidões e artes e perícias e equívocos, / cegos, reordenados, parafraseados, orbitando, noite: / oxi oxi, eu bem sei que erro // (2013-2015) // ab imo pectore, // leonardo». A edição de âmbula [: pés, punhos, tórax: manicómio/manicórdio] (Outubro de 2015) coube à Companhia das Ilhas. Só ficamos a saber quem é o autor quando chegamos ao fi m. Bom e estranho livro.

[Henrique Manuel Bento Fialho, Bloque Antologia do Esquecimento: LIVROS: O MELHOR DE 2015 – Os http://universosdesfeitosinsonia.blogspot.pt/2015/12/livros-o-melhor-de-2015.html]

Ficha Técnica

ISBN: 978-989-8592-90-3

Dimensões: 14×22

Nº páginas: 96

Ano: 2015

Nº Edição: 066

colecção transeatlântico 014

Género: poesia

PVP: 10 €

 

Download Pdf

Autor